Heresias Medievais

on quarta-feira, 23 de setembro de 2009
No desenvolver, deste texto, iremos constatar os diversos lados ideológicos que se passaram no decorrer da Idade Média, De um lado, a igreja com seu poder indissolúvel e inquestionável. E no outro, homens de pensamentos inovadores, reflexivos e contraditórios; pondo a tona Unia série de dúvidas de dúvidas sob questões religiosas. Tais indivíduos serão denominados de “heréticos”, aqueles que praticam heresias contra a "santa" fé. Irei mostrar as diferentes correntes de pensamentos, assim como o modo que se manisfetavam. Por vezes a interpretação de modo violento, estranho para a época E até mesmo com excesso de fanatismo. Heresias estas, que serão reprimidas violentamente pela igreja, quando estas proporcionarem perigos a estrutura e a sua sagrada ordem; além desta primeira se auto intitular, dona absoluta da verdade, poder e fé.
O cristianismo sendo urna religião originalmente oriental. pode-se apresentar diferentemente no contexto. Como é o caso das características bem diversas que a religião aparece no ocidente e no oriente. O ocidente mostrou-se mais passivo as questões religiosas, estas foram pontos de divergências no Oriente. Desde- o início do Cristianismo, houve sempre especulações sobre os problemas doutrinais, sejam no aspecto material ou espiritual. Tais divergências irão dar origem às heresias que nada mais são que doutrinas contrárias ao que foi definido pela igreja em matéria de fé um absurdo, Podemos citar o Arianismo e o movimento dos cátaros. Foi o período em que os chamados “DOGMAS” foram postos em dúvida pelo povo da sociedade de uma época. A Igreja Romana mostrava-se, falha tanto nos ensinamentos quanto na sua conduta espiritual e moral. A religião estava mostrada em todas as partes da sociedade (filosofia, política, expressão plástica, pensamentos etc.), mas de um modo incompreensível o contraditório, daí o surgirnento de correntes divergentes, alguns com grande misticismo e até um alto grau de fanatismo e loucura, que não deixa de retratar as aspirações sociais da época ( as populações se vêem numa sociedade de confusões, desregramentos, sofrimentos, repressão e flagelos que assolam a vida do homem, assim como o questionamento sobre si, suas crenças e fé). As heresias tornaram-se uma força contrária a igreja, por isso são violentamente atacadas.
O Herético para a igreja é sempre um transgressor, louco ou insano. Apresenta algumas formas de vida consideradas estranhas pela sociedade. Este problema em partes é fruto da desagregação, ignorância e imoralidade sacerdotal da Igreja Romana. Havendo perspectivas de mudança, reforma, de busca de uma sociedade perdida, em meio a um excesso de energia espiritual, de indagações e descaminhos.
Em que devemos situar as realizações dos movimentos heréticos. A meu ver, foram frutos de questionamentos, embora retratados de maneiras violentas e fanáticas, no momento em que os homens se encontravam na história. Os pensamentos vigentes são decorrentes da urbanização das cidades, o do aumento da capacidade intelectual, numa reviravolta na própria vida cotidiana. As heresias atraiam tantos camponeses ignorantes como elérigos cultos, tantos nobres ricaços como comerciante. Todas as pessoas estavam em busca de um caminho que a Igreja talvez se mostrasse impossibilitada de indicar.
A origem das heresias acreditam os historiadores é do Oriente, o que não é aceito por todos. O conteúdo é diverso e não tinha a com cada grupo herético. As Heresias antigas tendiam-se a ser mais intelectualizadas, debates teológicos nos meios eclesiásticos.. A Heresia medieval desencadeia-se por razões de ordem moral, infiltra-se em todos os meios sociais. Fatos contestados pelos heréticos: desprezo pelos sacramentos, pela hierarquia eclesiástica, pela cruz, pelo casamento pela carne entre outros. Os Heréticos do século XI e XII desejavam uma reforma radical da igreja, além de lutarem contra os desregramentos morais do clero. Existiam grupos de contestações para contra a igreja. Como é o caso dos bogomilos. A Heresia toma corpo nas inquietações das mudanças de consciência e sensibilidade que permite não só a heresia. mas também a movimentos comunais, a formação da universidade e a própria reforma da Igreja.
No século XII aparecem dois grupos heréticos, os anti-sacerdotes, contrários aos sacramentos e com características mais dogmáticas e ligações mais precisas com o Oriente no decorrer dos movimentos heréticos se destacaram vários indivíduos que se questionaram com os preceitos e ensinamentos da fé. Destes homens os que contrariam e colocam-se a favor da Igreja transformaram-se em santos (Roberto D'Arbrissel) ou então eram perseguidos, julgados e queimados na inquisição.
Para a Igreja "relação com os pregadores", não interessavam tanto o conteúdo de suas pregações, se estavam ou não de acordo com aquilo que 'dizia o' Evangelho, mas sim a atitude desses ante Instituição, com a sua hierarquia, disciplina e ordem. As questões religiosas demonstram que nem sempre os maiores problemas das minorias heréticas encontravam-se no teor de suas crenças, mas sim no fato de fora do controle da autoridade religiosa estabelecida. A Igreja não quer apenas que os homens sejam os seguidores do Cristo ela os quer organizados e obedientes. As heresias manifestevam-se primeiramente no campo e depois passava para a cidade, pelo menos esta é a tendência que mais identifiquei. A heresia foi um movimento que contestou o poder central da Igreja e que no decorrer de toda Idade Média irá trazer diversas formas de manifestações populares. Discutindo, refletindo e analisando o referido tema Heresias Medievais, constatei o poder que a Igreja exerceu sobre a vida do homem, iufluenciando-a na história. Não encontraremos sequer um seguimento em que a Igreja não tenha papel destacado no contexto geral da sociedade. Havendo na Idade Média reprovações sobre o comportamento eclesiásticos dando certa instabilidade no seu campo ideológico. Estas reflexões e pensamentos da sociedade da época serão amplamente reprimidos e os seus integrantes em alguns casos, completamente dizimados. As heresias como eram chamadas tais idéias, foram retratadas, manifestadas e vivenciadas de forma mística, violenta e até mesmo fanática. O que não passou de um movimento social envolvido em questões religiosas de uma sociedade, numa determinada época com circunstância que retratam o pensamento e idéias do homem da Idade Média.

Marcio Luna Gororoba
Graduado em História,Universidade Estadual da Paraiba

0 comentários:

Postar um comentário